O Pinhão, que reina no inverno da região Sul é a semente da araucária, árvore típica de regiões mais frias e serranas como os estados de Santa Catarina e Paraná. Além de ser consumido assado, cozido e em muitos outros preparos, o pinhão também é um dos principais ingredientes do famoso Entrevero de Pinhão, uma receita passada de geração em geração típica da serra catarinense, mais especificamente da cidade de Lages.
A palavra “entrevero” tem origem da língua espanhola platina e seu significado está atrelado á “confusão”, cuja palavra descreve bem o prato que leva uma quantidade enorme de ingredientes e proteínas. Ele é feito a base de pinhão e diversos cortes de carne suína, bovina e de frango.
Tipicamente é um prato preparado em fogão a lenha, discos de arado, tachos de cobre ou panelas de ferro; sendo parte integrante das festas típicas de Santa Catarina e do Paraná. Em Santa Catarina por exemplo, no município de Lages é realizada todos os anos a popular Festa Nacional do Pinhão que traz a culinária regional e uma das atrações gastronômicas apresentadas é o entrevero de pinhão, denominado “Entrevero Lageano”.
Já no Paraná no ano de 2008 o município de Telêmaco Borba, oficializou o entrevero de pinhão como prato típico da cidade, que segundo a prefeitura municipal, baseou-se no estudo dos fundamentos históricos correlacionados com o Caminho Cultural dos Tropeiros, resgatando assim a herança cultural deixada por eles.
Vale lembrar que a receita de entrevero muda de refião para região, mas o pinhão está sempre presente, então quando visitar um desses estados procure experimentar esta delícia receita típica, que alem de gostosa é carregada de história e tradições. Mas se preferir preparar em casa, no site do Jornal Mensageiro você encontra a receita completa e o modo de preparo, tudo muito bem explicadinho.
Comentários