FORMAS DE PAGAMENTO

TRIBAL PEPPER - 14.959.355/0001-17 - RUA CAPITÃO ROCHA 612 A - TRIANON - GUARAPUAVA - PR - 42 3035.2738 - CONTATO@TRIBALPEPPER.COM.BR

© 2017 TRIBAL PEPPER CO. LTDA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Chiclete De Pimenta: Chiliclete

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Do Sesi de Goiânia direto para a universidade da Nasa nos Estados Unidos. Sete estudantes do ensino médio de Goiânia desenvolveram uma goma de mascar com pimenta, o experimento foi pensado para resolver um problema bem incomodo para os astronautas, que devido a falta de gravidade acabam perdendo a sensibilidade do nariz, fazendo com que gosto e cheiro dos alimentos não sejam mais perceptíveis, isso acontece poque no espaço o sangue se concentra na cabeça e no peito, causando a perda da sensibilidade no nariz e boca.



Os alunos escolheram a pimenta porque esse condimento é capaz de desbloquear as funções das células do nariz e boca, permitindo sentir gosto e cheiro novamente. O nome dado ao experimento foi "Chiliclete" e a pimenta utilizada foi a bode, pois segundo os alunos ela apresentou mais sensibilidade e ardência necessários para o experimento, além de conter um bom nível de capsaicina (composto químico encontrado em todas as pimentas), substancia responsável por devolver a sensibilidade aos astronautas. A goma de mascar deve ser ingerida aproximadamente 10 minutos antes das refeições e seu efeito deve durar até 2 horas.



A pesquisa durou sete meses e para que os estudantes pudessem ter acesso aos equipamentos necessários, a Universidade Federal de Goiás cedeu seu laboratório para que os alunos pudessem realizar testes com o experimento. O conceito do "Chiliclete" é lixo zero, por isso a goma é comestível e a embalagem é reciclável, pois no espaço as soluções precisam mais práticas o possível. A goma de mascar foi produzida com dois sabores para agradar os astronautas: menta e barbecue.



A "Chiliclete" foi apresentada primeiramente na edição nacional do Torneio de Robótica em março, no Rio de Janeiro e só então foram selecionados para participar da etapa internacional que irá acontecer na Universidade da Nasa nos EUA. O experimento foi noticiado no Jornal Nacional e você encontra a reportagem completa aqui: https://globoplay.globo.com/v/7752693/.

44 visualizações