O que é Poke?

A nova febre gastronômica das grandes capitais brasileiras vem direto do Havaí, é um prato típico por lá feito a base de peixe cru em fatias ou cubos, molho shoyu e acompanhamentos diversos, que variam entre legumes, castanhas, algas e frutas.

O Poke recebe esse nome porque é servido em uma tigela, semelhante as de comida japonesa e também porque "poke" significa "fatiar ou cortar". No Havaí o prato tem uma base típica de arroz japonês (Gohan) e atum cru, porém aqui no Brasil ele ganhou inúmeras variações, com acompanhamentos inusitados, gergelim e outros molhos.



É comum que as pessoas confundam o Poke com o famoso ceviche por levar peixe cru, porém o prato de origem peruana leva molho a base de limão desencadeando um processo semelhante ao cozimento.

A onda do Poke começou no Havaí, próximo aos anos 1960, quando os pescadores, na volta de sua jornada, preparavam um prato rústico com peixe cru condimentado e cortado em cubos graúdos, servido em uma tigela com arroz japonês.



Aqui no Brasil já existem muitos lugares especializados nesse prato, principalmente na grande São Paulo e na capital paranaense, Curitiba. O jeitinho brasileiro concedeu ao Poke variações inimagináveis levando até mesmo amendoim. Seja qual for a combinação, o Poke é um prato leve, saudável e muito nutritivo, além de ir super bem com uma pimentinha claro.



181 visualizações

FORMAS DE PAGAMENTO

TRIBAL PEPPER - 14.959.355/0001-17 - RUA CAPITÃO ROCHA 612 A - TRIANON - GUARAPUAVA - PR - 42 3035.2738 - CONTATO@TRIBALPEPPER.COM.BR

© 2017 TRIBAL PEPPER CO. LTDA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.